quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A morangada: uma geração rasca de actores

De alguns anos a esta parte, em especial desde que surgiram formatos televisivos amorangados, macacadas com vampiros de mochila às costas e rebeldias do acne que a televisão em Portugal (e parte do cinema por arrasto) se tornou numa espécie de viveiro de actores que apenas o são porque alguém os enganou enquanto espremiam as borbulhas uns aos outros num casting de manequins. Uma bandalheira generalizada. E perdeu-se espaço para o talento que marcou muitas e boas gerações de actores neste país.

A formação hoje em dia vem depois, quando o "actor" está farto de ser "actor" e decide ir estudar qualquer coisinha ligada à representação porque não pode fazer de adolescente toda a vida, normalmente escolhem o estrangeiro, vulgarmente Los Angeles porque " lá fora é que é bom". Para esta malta fazer um curso de representação nos EUA é como ir ali ao Pingo Doce comprar fruta da época, sabe bem. Resultado: em Portugal hoje em dia é comum uma pessoa sem qualquer formação ou aptidão especial para representar começar a fazê-lo, por variadíssimas razões, que vão da simples aparência ao facto de serem sobrinhos do não sei quantos ou, muito frequentemente, por não se importarem de dormir com metade da equipa de produção, som, imagem e ainda com o individuo que estaciona os carros à porta dos estúdios e vá -toma lá umas deixas que começas amanhã às 8 a ser uma vedeta.

Não querendo generalizar mas avaliando o estado geral de coisas (basta sintonizar as televisões portuguesas a algumas horas do dia e estar uns minutos atento - mas sem exageros não quero induzir o coma a ninguém) o vulgar jovem actor português de televisão é hoje uma espécie de batido de estupidez com natas e açúcar. E vale tudo. Do rapazola musculado modelo de roupa interior a fazer de galã mas com a expressividade de um pinheiro até à adolescente "boazona" mas que é necessário ter um tradutor de "troglodita" para português para se entender o que diz. Daí à passagem a apresentadores é apenas um passo, dois castings e três noitadas. Chamam-lhe produção nacional. Eu chamo-lhe disfunção cerebral. Completa estupidez de quem gere este sistema.

E nascem assim as novas "vedetas" deste país. Ganham tiques e começam a comportar-se como tal. O ridículo total. Alguns são detidos uns meses mais tarde por posse e venda de estupefacientes num qualquer bairro problematico dos arrabaldes. A passadeira vermelha está estendida a tudo o que é grunho. A maioria destas pessoas é desprovida de talento, capacidade ou inteligência. Infelizmente neste país à beira mar plantado e mal regado quem se dedica de alma a esta nobre arte de entretenimento do público através da representação, quem opta e sonha ser actor e para isso estuda e treina aptidões e a vocação com que nasce (não é coisa que de adquira na Bershka), raramente tem uma verdadeira oportunidade de o demonstrar, pois tem os caminhos tapados por uma fila de morangos deslavados e salas cheias de vampiros de boné na cabeça e brinquinho na orelha. Uma tristeza saloia.


http://aeiou.expresso.pt/a-morangada-uma-geracao-rasca-de-actores=f670831

Cool Movies from 1989


"Back to the Future II", Robert Zemeckis


"Batman", Tim Burton


"Bourne on the forth of July", Oliver Stone


"Dead Poet Society", Peter Weir


"Do the right thing", Spike Lee


"Driving Miss Daisy", Bruce Beresford


"Drugstore Cowboy", Gus Van Sant


"Glory", Edward Zwick


"Indiana Jones and the last Crusade", Steven Spielberg


"Pet Sematary", Mary Lambert


"Say Anything", Cameron Crowe


"Sex, Lies, and Videotape", Steven Soderbergh


"Steel Magnolias", Herbert Ross


"The little Mermaid", Ron Clements and John Musker


"Tetsuo", Shinya Tsukamoto

http://www.imdb.com/title/tt0096251/

"When Harry met Sally", Rob Reiner


To be continued...

How to Detect lies.

How to Detect Lies:



Detecting Deception Using Statement Analysis®:


http://www.blifaloo.com/info/lies-statement-analysis.php

The Expression of the Emotions in Man and Animals:



Facial Action Coding System:



Smile:



Distancing language:



Lying is exposed by micro-expressions we can't control:



Wizards Project:



Duchenne de Boulogne:



William S. Condon:



Silvan Tomkins:



Videos:



Books:


Nokia Morph Concept (long)

Life Hacks 2.0


Hamish Blake, Ultimate Wingman

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Sem teoria revolucionária nada se constrói, dizia Lenine"

O seu próximo livro vai ser sobre a marginalidade de certos cidadãos, mas, enquanto esse volume não é editado, o Mário de Carvalho preocupa-se com o estado da actual sociedade e aponta os erros que considera fundamental evitar. Recorda o filme de Nicholas Ray e os poucos resultados da rebeldia sem causa. E ainda confirma o desejo de não pactuar com as normas do Novo Acordo Ortográfico

Considerando que o escritor não intervém directamente na situação política do país - "O papel da literatura não é o de intervenção" - Mário de Carvalho não deixa de criticar a situação economico-política de Portugal e do mundo: "O capitalismo tem de ser severamente regulamentado. Se não houver no capitalismo uma forte e independente intervenção do Estado, estamos perante uma máquina descontrolada".

Por isso, lembra que Lenine "dizia que não há revolução sem teoria revolucionária, e tinha razão". O problema da sociedade actual é uma espécie de rebeldia sem causa, defende. "Sem teoria revolucionária há apenas tumultos e não existe a vontade de passar a um outro estádio, o de construir uma sociedade melhor. É apenas uma vontade de vociferação ou, como no caso que aconteceu em Inglaterra e em França, há uns anos, uma situação que pode levar ao desespero. É como o que está a acontecer no Egipto, que é desolador".

Governo dá bónus maior a Lisboa do que ao Porto

Os utentes de transportes públicos mais pobres do Porto são mais penalizados que os de Lisboa quando forem pedir o novo passe social, medida anunciada ontem pelo Ministério da Economia.

De acordo com cálculos do Dinheiro Vivo, a bonificação média que o Governo dará aos elementos das famílias mais pobres da região da Grande Lisboa rondará os 28% (diferença entre o preço normal dos passes e o custo do novo "Passe Social +"). No Grande Porto, o desconto para os mais carenciados será, em média, 25% face ao preço normal, actualizado a 1 de Agosto último.


http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1967112&seccao=Dinheiro%20Vivo

domingo, 28 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Medina: "Taxar os ricos? As fortunas mexem-se e escondem-se"

Ex-ministro presidiu à Reforma da Tributação do Património. Em entrevista ao Dinheiro Vivo garante que taxar o património não é fácil.

Madina Carreira, antigo ministro das Finanças, presidiu à Comissão Reforma Tributação Património que publicou um estudo em 1999 chamado Projecto Reforma Tributação Património. O primeiro-ministro da altura António Guterres, e o então ministro das Finanças António Sousa Franco, pretendiam taxar os bens móveis, acções, obrigações, títulos e depósitos.


Artigo completo:

http://www.dinheirovivo.pt/Estado/Artigo/cieco012369.html?page=0

making of "Gulp"

Gulp. The making of. from Nokia HD on Vimeo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Baggage


I'm lookin' old today
In a very sort of jaded way
Very cynical and hard
Weeds all over my yard
I can't remember the summer
It's all a blur, yeah
It's been pilin' high
It's been pilin' up so goddamn high

Now I've got baggage

I'm probably tagged for life
My self-righteous eyes
Wanna close the book
It's got nothing to do with the looks
Can't keep it together, losing my grip
Yeah, i've been sinking down
Time to abandon ship

It's hard to swim with baggage

My friends are all strangers
They stopped calling weeks ago
But guilt's a heavy load
It's a very very heavy load

Packed in my baggage



terça-feira, 23 de agosto de 2011

"I..I still have a fucking nut. It works. And my fucking dick works to.
You lost your wife. And you lost your mom. I lost my nut.
... fuck this!"

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Submarine

Um quarto das famílias perdeu rendimento mínimo


No espaço de um ano, 36 mil famílias deixaram de receber o Rendimento Social de Inserção (RSI) em nome da contenção do défice.

O Estado decidiu cortar 20% nas verbas do RSI. E o resultado está à vista: só no último ano, 70 mil beneficiários deixaram de receber este apoio destinado a minimizar situações de pobreza grave. Regras de atribuição mais apertadas fizeram com que uma em cada quatro famílias perdesse o apoio. São agora 120 mil.


http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1958209

domingo, 14 de agosto de 2011

Suíça pede para Portugal deixar passar cocaína

"Polícia suíça pede a Portugal para deixar passar cocaína" é o título da notícia que faz manchete este domingo no Jornal de Notícias, que dá conta de um acordo entre as autoridades dos dois paises para controlar o tráfico de droga até ao seu destino.

Os correios da droga que passam pelo nosso país não são importunados pelas autoridades, mas a Polícia Judiciária vigia todo o percurso, em colaboração com as forças de segurança suíças, escreve o JN.

A ideia é prender todos os traficantes envolvidos no processo e assim destruir redes de tráfico que passam por Portugal e têm como destino aquele país da Europa central, escreve ainda o Jornal de Notícias.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FDP

Alguém viu o corte na despesa pública?

O Governo de Pedro Passos Coelho perdeu hoje uma importante oportunidade de provar que é diferente dos Executivos anteriores.

O Governo de Pedro Passos Coelho perdeu hoje uma importante oportunidade de provar que é diferente dos Executivos que conduziram o País à situação económica aflitiva em que hoje vive. Quem sabe, não vai ter outra. Ontem, depois de um conselho de ministros maratona, foi criada a expectativa de que hoje seria o "Dia D" de despesa. Seria o princípio do ataque aos gastos das Administrações Públicas. Puro engano.

Numa declaração matinal, e para surpresa de todos, o ministro das Finanças anunciou mais impostos. Agora é a antecipação da subida do IVA sobre a electricidade e o gás. Antes tinha sido o imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal e o aumento das tarifas dos transportes públicos. Sobre a despesa, nada em específico. O congelamento salarial de polícias e militares não é uma nova medida, uma vez que estava prevista no Orçamento do Estado para este ano que foi da responsabilidade de José Sócrates. Vítor Gaspar vem apenas garantir o cumprimento da medida.

Afinal o Governo de Passos Coelho está a seguir a estratégia errado dos Executivos de José Sócrates. Perante derrapagens orçamentais, que existem e atingem este ano 1,1% do PIB, o Executivo de coligação recorre em primeiro lugar à receita, em segundo lugar à receita e, por fim, à receita. Quanto à despesa, teremos que esperar para ver. Isto desmente as promessas de Passos Coelho, que venceu as eleições comprometendo-se com cortes na despesa e nada de aumento de impostos. E desmente também um compromisso assumido pelo Governo já em funções, quando garantiu que a redução do défice seria conseguida em 2/3 com cortes na despesa. O primeiro-ministro descobriu que a realidade da governação é bem diferente dos sonhos na oposição.

Os equívocos na estratégia do Governo não se ficam pelos impostos. Vítor Gaspar recuperou outros dos pecados originais da política orçamental à portuguesa e que muito contribuiu para os desequilíbrios estruturais que hoje existem. Tal como Sousa Franco, Manuela Ferreira Leite ou Teixeira dos Santos, o actual ministros das Finanças não resistiu em recorrer às receitas extraordinárias para garantir o cumprimento do défice orçamental deste ano. Os fundos de pensões da banca vão passar para órbita do Estado. Este tipo de receitas extraordinárias tem dois defeitos. Em primeiro, é mais uma desculpa para não cortar na despesa. Em segundo lugar, a receita de hoje pode esconder um enorme buraco. Caso os fundos de pensões não estejam devidamente financiados, no futuro vão ser os contribuintes a suportar mais estas pensões. Ou seja, algum dinheiro agora pode transformar-se em grandes despesas.

Pedro Passos Coelho está a descobrir que o monstro da Administração Pública é mais difícil de matar do que pensava. E, portanto, como todos os governos que tanto criticou, está a ir pelo caminho mais fácil que é aumentar os impostos. Mas esta estratégia tem um fim anunciado porque as famílias e empresas não aguentam mais carga tributária. Tal como a ‘troika' deixou hoje bem claro, chegou a altura das reformas estruturais e do corte na despesa. Caso contrário, a próxima avaliação do FMI, Comissão Europeia e BCE poderá ser menos positiva.

O primeiro-ministro sabe também que o seu espaço de manobra começa a estreitar-se. Do ponto de vista político, a manhã de hoje foi nebulosa. O ministro das Finanças defraudou as expectativas criadas e, muito estranhamente, foram os elementos da ‘troika' que fizeram o papel de Vítor Gaspar e anunciaram parte das medidas de controlo do défice deste ano. Este tipo de trapalhadas são golpes profundos na confiança que os portugueses têm no Governo. Pedro Passos Coelho sabe disso

Bill Gates saves up for a new Lamborghini


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Chariots of the Gods? (Comprar Livro)


Make Movie Rain Without Getting Wet

"Os Crimes da Rua Morgue", Edgar Allan Poe

«As características da inteligência geralmente classificadas de analíticas são, em si mesmas, pouco susceptíveis de análise. Só as apreciamos através dos seus efeitos - só as reconhecemos, entre outras coisas, porque, quando possuídas em abundância fora do vulgar, são quase sempre fonte do mais vivido divertimento para o seu possuidor. Assim como o atleta exulta com os seus dotes físicos, deleitando-se a executar exercícios que lhe ponham em acção um maior número de músculos, também o espírito analítico se deleita com toda a actividade mental que desemaranhe qualquer problema intrincado. Mesmo da mais trivial das ocupações colhe prazer ao pôr em jogo todos os seus talentos. Gosta de enigmas, de adivinhas, de problemas cifrados, exibindo, ao solucioná-los, uma agudeza de espírito que, à vulgar capacidade intelectual parece milagrosa. Os resultados que consegue obter - produto final da mais pura essência do método dedutivo - têm, na realidade, toda a aparência de intuitivos, e a facilidade com que soluciona qualquer problema deve-se ao conhecimento profundo que tem da Matemática e muito em especial à prática do seu mais apurado método a que indevidamente, e apenas por causa das operações retrospectivas que elabora, foi chamado analítico. Contudo, calcular não é propriamente analisar.

(...)

O poder da análise não deve confundir-se com a mera habilidade, pois enquanto o espírito analítico é necessariamente hábil, o homem hábil na maior parte dos casos sente-se incapaz de analisar. A capacidade de combinar ideias e tirar conclusões, regra geral é considerada como manifestação de agudeza da inteligência - e para a qual os frenologistas (a meu ver erradamente) descortinaram um órgão próprio, por a encararem como uma faculdade primitiva -, é com tanta frequência assinalada em pessoas cuja inteligência raia pela idiotia que tem merecido a atenção dos moralistas e escritores. Entre a perícia pura e simples e a perícia doo analítico há uma diferença maior, embora de carácter análogo, do que a existente entre a fantasia e a imaginação. Assim os cérebros astutos são dados a fantasias, mas os verdadeiramente imaginativos são na realidade os analíticos.»

Edgar Allan Poe

Tsumiki no ie (Animation short)

RTP recebeu 33,1 milhões do Estado para aumentar capital Hoje

O Estado já injectou 33,1 milhões de euros na RTP em aumento de capital e já pagou ao canal público 27 milhões em indemnzação compensátória.

A notícia é avançada hoje, quinta-feira, pelo Jornal de Negócios, que adianta ainda tratar-se da primeira tranche do aumento de capital que todos os anos tem de fazer na RTP "por via do cumprimento do Acordo de Reestruturação Financeira, assinado em 2003".

O montante foi entregue à RTP no mês de Junho. Em Dezembro deste ano, a estação pública receberá mais 33,1 milhões de euros para proceder ao aumento de capital acordado.


http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1950267&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

"Já há hotéis de charme que são muito bons"


"Em Portugal, já há hotéis de charme que são muito bons e destinos de praia maravilhosos. Eu fiquei no Areias do Seixo, que ganhou um prémio de melhor hotel de charme da Europa, e recomendo", diz o argumentista, autor de várias novelas da TVI.

O hotel, a 15 quilómetros de Torres Vedras, tem uma vista privilegiada para o Atlântico, e a particularidade de ser amigo do ambiente e de o integrar no seu design. Com uma horta biológica e praia a cinco minutos, é óptimo para dar uns passeios de bicicleta.

"No Verão, é boa ideia fazer férias cá em Portugal", afirma o argumentista de 50 anos, nascido em Moçambique e formado no Brasil. "Penso que, neste momento de crise, aqueles que têm alguma dificuldade em viajar para fora deviam aproveitar para fazer férias cá dentro", aconselha.

Banca é quem mais vai beneficiar com corte da TSU

Os bancos serão os mais beneficiados pela descida da taxa social única (TSU). Segundo o estudo do Governo e do Banco de Portugal, os serviços financeiros e seguros serão os sectores cujos custos directos e indirectos com remunerações mais vão descer.

Sem contar com a Administração Pública, e o já referido sector financeiro, os serviços de apoio prestados às empresas, o comércio de reparação de automóveis e motas, bem como os serviços administrativos prestados às empresas, serão os que mais ganharão com a medida.

Do lado dos que menos ganham estão a electricidade, o gás e a água, os produtos farmacêuticos e informáticos.

Uma cara no céu antes da tempestade

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gaslamp Killer Emulation

Íman Num Tubo De Cobre

Polícias recebem formação sobre maus tratos 'gay'

Código Penal não faz distinção entre sexos no crime de violência doméstica.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a receber formação para lidar melhor com situações de violência doméstica entre casais do mesmo sexo. Como o caso que o DN noticiou ontem entre o ex-deputado do PSD, Jorge Nuno de Sá, de 35 anos, e o seu marido, Carlos Macena de Sá, de 25 anos, que culminou na queixa feita pelo jovem venezuelano a 12 de Julho na PSP de Benfica. Situação que está em fase de investigação.

Segundo o que Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), explicou ao DN, "assinámos protocolos com o Instituto Nacional de Medicina Legal para dar formação e responder a questões relativas à igualdade de género aos agentes".


http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1949450

Acampado à porta de loja Apple à espera do novo iPhone


Há pessoas que não conseguem esperar para terem a mais recente tecnologia da gigante norte-americana Apple. Rob Shoesmith é um deles. O britânico está acampado à porta da Apple Store em Londres, pelo meio dos motins, esperando o lançamento do novo iPhone 5 - que ainda nem tem data prevista.

A história, descoberta pelo "Los Angeles Times", conta que Rob Shoesmith está acampado à porta da loja da Apple perto do Convent Garden, em Londres, esperando pelo lançamento do novo iPhone. No entanto, ainda não foi anunciada pela marca qualquer data de lançamento para o novo 'gadget', o que faz com que o homem possa, literalmente, dormir numa tenda, durante meses.

Informático que desenvolve aplicações para a Medl Mobile, Rob aproveita a experiência para actualizar o seu blog com uma espécie de experiência a que chama"experiência de marketing e relações publicas".

Além do mais, o homem está também a tentar arranjar patrocinadores para o alimentar, entreter e até mesmo lavar durante a duração do seu desafio. "Estou acampado nas ruas de Londres para o lançamento do iPhone 5", escreveu no seu blog, acrescentando: "Existe só uma regra! Não posso gastar dinheiro em nada que tenha comigo. Estou a pedir a várias empresas para doarem produtos ou serviços que eu possa testar enquanto estou aqui. Podem ajudar?" Muitas companhias disseram que sim. Dkype, Domino's Pizza, Cadbury, Mountain Dew, Kenneth Cole, Weight Watchers e Gillete todos concordaram em enviar produtos grátis ou em patrocinar a sua campanha de qualquer forma. Uma das mais úteis ajudas foi mesmo uma casa de banho portátil da empresa britânica Bog in a Bag.

Rob, que nos últimos dias se viu no meio dos motins que invadiram a cidade de Londres, não desistiu e nunca abandonou a sua tenda.

O anúncio da data de lançamento do novo iPhone é esperado em breve.


http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1949628&seccao=Europa


(Que atrasado mental!)

domingo, 7 de agosto de 2011
























http://youtu.be/pEUUS_kjI4k